terça-feira, 29 de outubro de 2019

Ubuntu

Hello, dear students!


Gostaria de refletir com vocês um dos conteúdos do terceiro livro do Ensino Médio. Quando estudamos uma língua estrangeira, devemos pensar que estamos estudando também diversas culturas que são intrínsecas  aos falantes dessa língua. Ao falamos da África Subsaariana,assim chamada por estar na região sul do deserto do Saara, nos referimos a diversas línguas e culturas.  Há pelo menos 600 línguas faladas na África Subsaariana, a maioria é originária do Bantu. também há a influência da colonização europeia e, por isso, há nações que falam português, francês e inglês. Em relação aos  aspectos culturais vamos falar sobre o Ubuntu.

Ubuntu como filosofia de vida


Ubuntu é uma filosofia africana, presente na cultura de alguns grupos que habitam a África Subsaariana, cujo significado se refere a humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade.
Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à do “amor ao próximo”.É uma palavra paroxítona, que se pronuncia uBUNtu (de forma figurada seria algo assim: ubúntu).Ubuntu é uma antiga palavra africana e tem origem na língua Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu) e significa que uma "pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas."
Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os seres humanos.

Assista o vídeo e veja o que Nelson Mandela diz sobre o Ubuntu:





See you soon !!!


Fontes:

https://www.mundoubuntu.com.br - Acesso :15/10/2019
https://www.significados.com.br -  Acesso: 15/10/2019
https://www.todamateria.com.br - Acesso :15/10/2019
youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário